2º Curso Scouts GO Solar

Texto: Luiz Roberto Botosso Júnior

No último domingo, 19 de janeiro de 2020, o Centro SCENES Base Escoteira de Pesquisa e Educação Ambiental com apoio da Fundação Paulo de Tarso, realizou diversas atividades de grande importância dentro do escopo do meio ambiente e preservação do mesmo, sendo o destaque a realização do 2º Curso Scouts Go Solar para Dirigentes Escoteiros e Escotistas. O curso foi ministrado por Eduardo Lima Júnior, um dos embaixadores no mundo do Projeto Scouts Go Solar, proporcionando atividades práticas com o uso de energia solar, seguindo a metodologia escoteira do Aprender Fazendo. O dia prometia chuva, mas foram agraciados com muito sol, permitindo cozinhar, brincar e criar com os raios solares, fonte essa abundante em nosso país.
Concomitante com o curso, a veterinária Elisângela Sobreira, fundadora do Projeto CEVAS de Anápolis, a escotista Maristela Rezende, Presidente da Fundação Paulo de Tarso, Luiz Roberto Botosso Júnior, Diretor da BASE e membros do Clube da Flor de Lis trabalharam na fase inicial do Projeto MAZAMA recolhendo imagens da fauna local, com foco nos cervídeos, através das armadilhas fotográficas. Foram registradas as presenças de coelhos e aves, dentre elas a Coruja de Orelhas, cujo registro é bem difícil. Após isso, as armadilhas foram reinstaladas para continuar colhendo novas imagens.
Durante a manhã tivemos também a companhia de 20 observadores de aves do Grupo GOIAVES, que conheceram toda estrutura da Base Escoteira e seu bioma. Durante o período de 3 horas foram catalogadas neste dia mais de 107 espécies de aves, dentre elas espécies de difícil observação, como o colibri Rabo Branco Rubro. Com toda essa diversidade, está sendo planejado um programa para receber observadores de aves de todo mundo, tornando esse local referência para tal atividade.
Ao final da tarde a especialista em abelhas, Dirigente Escoteira Maria José, do Grupo Escoteiro Ipê Amarelo-UFG, juntamente com o Diretor da BASE e membros do CFL, definiram o local de implantação do futuro Meliponário, para ser utilizado na educação de crianças e jovens sobre a importância ambiental das abelhas na polinização das flores.
Finalizamos o dia com a entrega de certificados aos mais novos replicadores do Projeto Scouts Go Solar, uma parceria entre a WOSM, SolAfrica e Greenpeace.

Facebook Comments