Projeto Escoteiro por 1 dia

Por: Luiz R BoTosso Jr.

Mais uma atividade foi inaugurada na BASE ESCOTEIRA, promovida pelo Clube da Flor de Lis – Mamutes. Desta vez foi o projeto ESCOTEIRO por 1 DIA, que visa proporcionar a jovens não escoteiros a experiência de ser escoteiro por um dia, recebendo atividades variadas praticadas dentro dos grupos escoteiros como hastear bandeiras, fazer comida mateira, praticar nós, obstáculos de cordas, a história do escotismo e a lei e a promessa Escoteira. Mas a experiência não para por ai, pois incluímos na programação atividades do PEA/BASE (Programa de Educação Ambiental) como Conhecer para Preservar/Aves, Reconhecimento de Plantas Medicinais, Trilhas e atividades da Scout Go Solar/BASE.
A Associação de Oficiais da Reserva do Exército – AORE GOIÂNIA, com o intuito de colaborar com a construção da BASE, fez questão de inaugurar o projeto, e tivemos a felicidade de receber 14 jovens e seus familiares que também participaram das atividades. Assim, formamos pela primeira vez as patrulhas Raposa e Araçari, animais encontrados na área da BASE. Os jovens, que tinham idade entre 6 e 12 anos, nos encantaram com sua alegria e entusiasmo ao participarem das oficinas. O Presidente da AORE GOIANIA, Deygles Cavalcante ressaltou dias depois, “não esperava passar um dia tão agradável, estou até agora lembrando desse domingo”. Outros pais que participaram da atividade receberam uma palestra orientativa sobre o Movimento Escoteiro, proferida pela Região Escoteira de Goiás na pessoa do Executivo Ellison Di Rodrigues. Eles afirmaram que iriam procurar um grupo para registrar, e de fato, dar início a vida escoteira do filho.
O Presidente da Região Escoteira de Goiás Winder Garcia e Escotistas de vários Grupos Escoteiros de Goiânia e Anápolis somaram esforços aos incansáveis Mamutes (CFL/GO) na nobre missão de aplicar as atividades, cozinhar, limpar, enfim, Servir!
O projeto ESCOTEIRO por 1 DIA, que está inserido no pilar AVENTURA do programa de educação ambiental da BASE, se apresenta como uma ferramenta eficaz de divulgação do movimento escoteiro e grande força na expansão do número de escoteiros em nossa Região. Outra vertente ESCOTEIRO por 1 DIA e a mais esperada por vários Mamutes, é a aplicação deste projeto para crianças carentes, à custo zero. Quem sabe em 2019 tenhamos patrocinador e as condições favoráveis de oferecer isso à sociedade.
Que venham muitas aventuras e que possamos continuar divulgando e incentivando o acesso de mais e mais jovens ao Movimento Escoteiro.

Facebook Comments