O mais novo Embaixador Scouts Go Solar do Brasil

O Mamute Eduardo Lima, membro do Clube da Flor de Lis de Goiás participou este mês de um treinamento da Solafrica sobre energia solar em Kandersteg International Scout Centre na Suíça e é o mais novo Embaixador Scouts Go Solar no Brasil.
Desta forma, está apto a coordenar e treinar Mamutes para as atividades referentes à energia solar do Programa de Educação Ambiental da BASE.
Segue abaixo suas impressões sobre o treinamento e experiência em KISC, que foi o 1º Campo Escoteiro do mundo, fundado por Baden Powell em 1923.

“O objetivo da Scouts Go Solar é que a organização escoteira mundial, com mais de 40 milhões de membros, integre a energia solar e a conscientização sobre mudanças climáticas em seus programas e atividades. Os Embaixadores Solares que foram treinados em Kandersteg realizarão atividades solares em seus países e assim, alcançarão não apenas os escoteiros locais, mas também o público em geral.
Estar em Kandersteg é um sonho para qualquer escoteiro e ter a oportunidade de participar de um treinamento da Solafrica – Scouts Go Solar, um programa Better World da WOSM, se torna ainda mais fantástico.
Nosso “time” era composto por pioneiras da Colômbia e Portugal, chefes da Malásia, Tailândia, Macedônia, Zimbábue, Botswana e Brasil. A troca de experiências e de novas ideias foi muito importante como, por exemplo, a participação do chefe da Tailândia, um dos organizadores do 1º Jamboree Solar do mundo.
Durante o treinamento recebemos informações sobre mudanças climáticas, energia solar, utilização de sistemas solares e de como incorporar estas atividades nos grupos escoteiros e campos escola.
Fiz algumas apresentações sobre as atividades solares que já realizamos na BASE Escoteira de Pesquisa e Educação Ambiental, bem como sobre o projeto de implementação das atividades que os jovens realizarão para obter a Insígnia Scouts Go Solar, parte integrante do Programa Ambiental da Base.
Como Embaixador Scouts Go Solar e com a área da BASE disponível para a realização de atividades e workshops, poderemos fornecer informações sobre a importância da energia solar e o que ela pode nos oferecer a todos os escoteiros que pretendem conquistar a insígnia.
O programa Scouts Go Solar está crescendo em todo mundo através dos treinamentos que a Solafrica tem oferecido aos escoteiros e a BASE está empenhada para ser um centro de referência na propagação das energias renováveis.
Deixo aqui meu agradecimento aos formadores: Tina Hügli, Estefanie Alassane e Michael Götz que foram fantásticos compartilhando conosco tanto conhecimento para desempenharmos um trabalho ainda melhor nas unidades escoteiras.”

Eduardo Lima
Embaixador Scouts Go Solar

Sempre Alerta!

 Novos Embaixadores Scouts Go Solar e equipe de formação da Solafrica

Novos Embaixadores Scouts Go Solar e equipe de formação da Solafrica

 Fogão solar

Fogão solar

 Embaixador Scouts Go Solar certificado - Tina, coordenadora do curso

Embaixador Scouts Go Solar certificado - Tina, coordenadora do curso

 Solar Suitcase - Sistema Solar Portátil

Solar Suitcase - Sistema Solar Portátil

Facebook Comments