III ECO – Encontro do Centro-Oeste de Escotistas e Dirigentes

Texto: Dani Menin

O III ECO, evento oficial dos Escoteiros do Brasil, foi realizado nos dias 18 e 19 de agosto e reuniu 34 participantes de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em atividades de formação e troca de experiências.
No dia 18, as atividades foram realizadas na BASE Escoteira de Pesquisa e Educação Ambiental, onde os escotistas tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o projeto, a área, edificações finalizadas e em andamento e o Programa de Educação Ambiental (PEA) apresentado pelo coordenador Luiz Roberto Botosso Jr.

O Mamute/ Embaixador Solar Eduardo Lima fez o lançamento da Insígnia Scouts Go Solar, parte integrante do PEA da BASE e a apresentação das atividades que escoteiros (de lobinhos a pioneiros) realizarão para conquistá-la. Também apresentou alguns dos gadgets solares que construiu durante o treinamento em Kandersteg tais como fogão, mini fonte de água, lanterna, carrinho e grilo, todos movidos à energia solar. Em breve Mamutes serão treinados por Eduardo para que Mamutes possam aplicar as atividades solares na BASE.

Foi realizada a entrega do certificado do 1º distintivo em Braille da história do escotismo para a diretoria do GE Goyaz/9GO, já que a lobinha não pode comparecer ao evento. No certificado está escrito: “Parabéns Distintivo Aventura Mariana de Freitas Gusella”. A Mamute Sandra acrescentou perfume ao distintivo para ampliar a conexão sensorial da lobinha e garantir uma bela lembrança por sua conquista.

Também foram entregues os certificados e distintivos do Projeto FORÇA para o sênior Pablo do GE Novo Horizonte/18GO, para a escoteira Lívia e para o Chefe Fabio do GE Arara Azul/15GO. Fizeram jus ao distintivo por terem participado dos trabalhos de construção da BASE por mais de 3 oportunidades.

Um dos pontos altos do dia foi a entrega da tão merecida Insígnia da Madeira ao coordenador da BASE, chefe Botosso.
Foi um momento de muita emoção para ele e principalmente para todos os Mamutes presentes. A data foi escolhida a dedo para que fosse uma surpresa, um momento especial. E não poderia ter sido entregue em outro local, já que a IM foi conquistada com o projeto da BASE Escoteira de Pesquisa e Educação Ambiental.

É um orgulho para todos nós, Mamutes, podermos fazer parte deste lindo e ambicioso projeto que elevará o escotismo goiano a outros patamares.

Treme Terra!

Facebook Comments